Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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AVALIAÇÃO DOS WEBSITES DOS OPERADORES TURÍSTICOS DA PONTA DO OURO-MOÇAMBIQUE
Joana Ernesto Neves, Luiz Mendes Filho

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


A informação é  um elemento fundamental para o desenvolvimento do Turismo, pois permite ao turista reduzir o risco de vivenciar experiências desagradáveis e tomar decisões mais conscientes. Este busca informações através de ferramentas como TripAdvisor, Booking, Websites, Redes Sociais, digitais e outras para planificar a sua viagem e ter uma noção do que o destino oferece. O objetivo deste estudo foi avaliar os Websites dos operadores turísticos da Ponta do Ouro, baseado no Modelo de Díaz (2005).

A pesquisa foi qualitativa, onde buscou verificar o tipo de informação veinculada e como pode ser útil ao usuário. Através do TripAdvisor e Booking foi possível identificar 56 estabecimentos hoteleiros, porém, somente 9 possuiam websites individuais, a maioria limitando-se a visibilidade proporcionada  pelas outras plataformas.

A pesquisa demostrou que existe uma preocupação em fornecer ao visitante da página informações sobre a oferta, mas principalmente relaciondas às rotas que podem ser usadas para se chegar ao local, alojamento, restauração, atividades que podem ser praticadas, assim como, os cuidados que devem ter em relação a documentação, o tipo de produtos permitidos na fronteira e os eventuais oportunistas que tentam aproveitar-se dos turistas. É um fato que as informações fornecidas são destinadas ao mercado sul africano, isto porque, as mesmas são somente na língua inglesa, os preços em rand e as rotas tendo como ponto de partida a África do Sul.

 

Palavras chave: Turismo, Informação, Website.