Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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A desigualdade social e o acesso ao ensino superior:Um estudo sobre os critérios de elegibilidade às bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane
Eugenia Matola Dula

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


As bolsas de estudo são um benefício oferecido pela Universidade Eduardo Mondlane a estudantes considerados carenciados com a finalidade de suportar os encargos da sua formação superior. Este artigo problematiza os critérios de elegibilidade às bolsas de estudo nessa instituição sob ponto de vista de uma abordagem da desigualdade social. O estudo realizado recorreu a uma abordagem de pesquisa mista combinando a qualidade e a quantidade. Os dados foram recolhidos por meio dos levantamentos documental e bibliográfico, questionários e entrevistas junto tanto dos funcionários quanto dos estudantes bolseiros da Universidade Eduardo Mondlane. Baseando-se na análise das condições socioeconómicas dos estudantes bolseiros e de suas famílias, observou-se a existência de duas categorias de estudantes bolseiros, uma dos que são efectivamente carentes e outra dos que reúnem condições financeiras para custear a sua formação superior. As limitações na aplicação dos critérios de elegibilidade vinculadas à possibilidade do conhecimento da realidade socioeconómica dos estudantes e à aceitação de documentos cuja veracidade é impossível de observar são alguns dos factores que permitem a existência de estudantes não carentes beneficiando-se das bolsas de estudo na UEM. Conclusivamente, os critérios de elegibilidade dos estudantes bolserios concorrem para a produção e reprodução das desigualdades sociais no seio dos estudantes bolseiros.

 

Palavras-chave: Desigualdades sociais; trajectória escolar; bolsa de estudo; carente; ensino superior.