Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS GESTORES DOS CLUBES DESPORTIVOS
Nercio Marcos Duvane

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


A prática desportiva é um fenômeno que existe desde a Antiguidade e com o desenvolvimento ao longo dos anos, e nas sociedades contemporâneas assumiu várias vertentes, tanto relacionada ao lazer, ao factor de produtividade ou como competitividade. O desporto moderno deixou de ser apenas manifestação cultural e passou a ser um negócio, movimentando cifras bilionárias e envolvendo grande parte da população mundial. O crescimento do mercado desportivo levou a um aumento da concorrência, tornando o mercado extremamente competitivo. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a natureza das actividades de gestão desenvolvidas pelos gestores dos clubes desportivos de nível executivo e propor um modelo de perfil profissional e competências dos gestores executivos dos clubes desportivos, tendo como amostra os Clubes da Cidade de Maputo.

O presente estudo será realizado na Cidade de Maputo, capital e maior Cidade de Moçambique. Localizada no sul do país. A população amostra do estudo será constituída por uma amostra representativa dos gestores executivos dos clubes desportivos de Escalão Sénior da Cidade de Maputo, será feita uma abordagem qualitativa, revisão da literatura, aplicação de entrevistas semi-estruturadas aos gestores dos clubes desportivos, amostragem probabilística estratificada, guião de entrevista e analise de dados pelo SPSS.

Actualmente, o desporto profissional é representado por um leque muito mais vasto de profissionais, onde existe um nome por detrás, que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento dessas atividades, o gestor desportivo. O gestor desportivo promove o equilíbrio entre o resultado financeiro e o resultado desportivo, mantendo a satisfação dos adeptos, sócios ou clientes e tornando viável a organização desportiva. Ao nível dos clubes e das associações desportivas são evidentes as carências de gestores desportivos com formação académica, sendo que os cargos de gestor desportivos destes são ocupados por gestores de origem popular. É necessário que haja profissionalismo, dedicação integral dos gestores na administração dos clubes. Para tal, a gestão eficaz dos recursos de um clube deve ser feita através de conhecimentos em administração, suas técnicas e habilidades. Este trabalho contribuirá para um corpo de conhecimentos especializados, sobre a organização dos clubes desportivos, sobre o perfil dos directores executivos destas organizações e ainda sobre a natureza das actividades de gestão desenvolvidas.