Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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influência dos estilos educativos parentais no desenvolvimento do comportamento dos filhos caso: Escola Primária e Secundária Magoanine "B", realizado na escola do mesmo nome localizado no distrito de Kamubukwane, no bairro de Magoanine "B"
Noemia Afonso Mangave

Última alteração: 2021-07-18

Resumo


Resumo

Este estudo presente fala sobre a influência dos estilos educativos parentais no desenvolvimento do comportamento dos filhos caso: Escola Primária e Secundária Magoanine "B", realizado na escola do mesmo nome localizado no distrito de Kamubukwane, no bairro de Magoanine "B", tem como objectivo geral: Descrever os resultados ou efeitos de todas práticas parentais sobre o desenvolvimento do comportamento dos filhos. E como objectivos específicos: Analisar em que circunstâncias se desencadeiam e se fixam elementos que podem comprometer o desenvolvimento emocional e comportamental dos filhos; Identificar os estilos parentais que são mais usados nas escolas em estudo e Avaliar os efeitos das formas de tratamento dos filhos. Quanto a metodologia de pesquisa, recorreu-se a pesquisa qualitativa e a técnica metodológica foi um guião de entrevista aberta dirigida aos professores e outros funcionários da escola na qualidade de pais e encarregados de educação. O estudo contou com 25 participantes dentre eles 4 funcionários da escola e 21 professores tanto do ensino primário quanto do ensino secundário onde alguns professores tem o grau de licenciatura e outros o ensino médio no total foram entrevistados 10 homens e 15 mulheres, que não só falaram sobre seu papel com pais, mas também como professores falaram da dificuldade que os alunos apresentam na sala de aulas que segundo esses professores são problemas de base, ou seja, são problemas oriundos do contexto familiar. Embora muitos professores tenham dito que o estilo democrático é o mais predominante, todos eles reclamaram da negligência dos pais sobre os filhos ao dizerem que mais da metade dos encarregados de educação dos alunos nunca compareceram ás reuniões escolares dos seus filhos e mesmo quando solicitados ao telefone referem que não tem tempo porque estão a trabalhar, não se dão tempo nem pelo menos uma vez por ano para se informarem da situação dos filhos, por isso os alunos fazem e desfazem porque sabem que os pais jamais saberão dos seus comportamentos. Segundo as observações feitas os professores acabavam dizendo que o estilo democrático era o mais predominante fora da escola segundo o que eles vem, mas murmurando que se for para se basear somente naquilo que vem como comportamento dos alunos diriam que é o estilo negligente, a reclamação veio tanto dos professores do ensino secundário, quanto do primário, assim como também dos funcionários de limpeza e do guarda escolar. Com esse estudo pretende-se que se saiba que o comportamento principal ou predominante num indivíduo é oriundo de uma construção que vai acontecendo ao longo da vida, e tem como suas bases a infância e adolescência como defendia o pai da psicanálise S. Freud. Com esse conhecimento espera-se que os pais estejam conscientes do seu papel na vida dos filhos para que exerçam a paternidade com o verdadeiro conhecimento de causa e não guiados pelo acaso. Sabendo-se da dificuldade em se livrar de certos hábitos, recomenda-se que os pais para além de reflectirem sobre seu estilo na educação e ter consciência sobre os efeitos do seu exercício, tenham também um acompanhamento com profissionais da área comportamental e seus auxiliares, que são os psicólogos, assistentes sociais, professores, etc. Com o resultado foi possível concluir que os pais em muitas das vezes pensam que sempre estão fazendo o melhor para os filhos, e ficam desesperados quando notam que já não conseguem tomar conta da situação em que o filho tenha-se metido, como no caso de comportamentos desviantes, e dizem onde foi que eu errei se sempre dei tudo que ele precisava. E caso o problema já se tenha alastrado e  não consigam dar conta da situação recomenda-se que se procure um profissional.

Palavras-chave: Influência, estilo educativo parental, desenvolvimento do comportamento, filhos, pais e encarregados de educação.