Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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Analise das percepções sobre o Assédio Moral em estudantes e funcionários de ensino superior: Caso da Universidade Pedagógica de Maputo no período de 2018 a 2019
Marina Marina Candido

Última alteração: 2021-07-06

Resumo


 

Resumo

O Assédio Moral no Trabalho é caracterizado por atitudes constrangedoras, hostis, continuamente empreendidas, que tem o objectivo de agredir a dignidade psíquica do indivíduo, degradando o ambiente de trabalho. Este fenómeno é relevante no âmbito das relações trabalhistas, envolvendo a sociedade como um todo, contudo, é um tema ainda em construção. Nesse sentido, este trabalho tem como objectivo geral analisar a problemática do assédio moral na comunidade universitária que, com regularidade, frequenta o campus universitário de Lhanguene. A partir dos objectivos específicos, o estudo tem em conta: Proceder a adaptação de um questionário de avaliação de percepções sobre o assédio moral (QAM-Moz41) ajustado a realidade sociocultural moçambicana; Explicar possíveis associações entre as variáveis sociodemográficas e as percepções sobre o assédio moral; Descrever as crenças que estudantes, docentes e funcionários não docentes têm sobre a problemática do assédio moral no campus de Lhanguene; e, por último, Averiguar a prevalência do assédio moral e os mais envolvidos entre estudantes, docentes e funcionários não docentes que frequentam o campus de Lhanguene. A amostra de 102 sujeitos dos quais 76 estudantes, 10 CTA e 16 docentes. Para o efeito foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativo, por meio de um questionário de avaliação de percepções sobre o assédio moral do tipo likert com quatro dimensões a saber: (i) mitos e verdades sobre o assédio moral; (ii) percepção da gravidade do assédio moral; (iii) percepções das consequências do assédio moral e (iv) percepções sobre a prevenção do assédio moral. O Instrumento possui 54 itens em cinco níveis de resposta, desde 1 (discordo totalmente) e 5 (concordo totalmente). Com feito o instrumento apresentou boas propriedades psicométricas para o contexto moçambicano. Os dados foram analisados com recurso ao programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 26), especificamente análise da fiabilidade, análise de coeficiente de correlação de Pearson e Foi aplicado o teste t-Student para avaliar a significância da diferença entre as médias dos índices de (percepções do assédio moral) entre homens (grupo 1) e mulheres (grupo 2). Os resultados mostraram que a maior parte dos sujeitos está informada sobre o assédio moral porém uma minoria, não menos importante, tem adoptado boas estratégias de enfrentamento para o assédio moral; os resultados apontaram que a percepção do assédio moral não variou de acordo com sexo; e por fim os resultados apontaram que há maior prevalência do assédio moral no campus de Lhanguene.

 

Palavras-chave: Assédio Moral; Percepções; Estratégias de Enfrentamento; Qualidade de Vida no Trabalho.