Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DO MULTISIM NO ESTUDO DE CIRCUITOS SEQUENCIAIS-CONTADORES
Félix Bernardo Massingue

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem tende a crescer cada vez mais e, várias pesquisas realizadas neste âmbito mostram, em geral, que o seu emprego nesse processo contribui significativamente para aproximar o estudante da realidade do conteúdo abordado em sala de aulas, principalmente, no contexto em que esse conteúdo apresente um alto grau de abstracção, como por exemplo, no caso de vários conteúdos de Física.

Apoiado nesta ideia, esta pesquisa, procurou avaliar a eficácia da utilização do simulador multisim no estudo de circuitos sequenciais-contadores na disciplina de Electrónica Digital e Computadores, introduzindo aulas de simulação de circuitos nesse simulador para auxiliar o estudante no laboratório.

A sua eficácia foi avaliada aplicando um questionário aos estudantes sobre os circuitos abordados, donde foi possível verificar melhoria na compreensão dos conceitos e fenómenos envolvidos nessa matéria e, por conseguinte, melhoria no desempenho dos estudantes na construção de circuitos nos kits laboratoriais.

Associado a isto, resultados das entrevistas feitas aos estudantes que tiveram as aulas de simulação mostram que estes acham a introdução e utilização do multisim no estudo de circuitos contadores uma acção inovadora que vale a pena levar a cabo, pois permite uma melhor percepção da matéria, justificado pelo facto de ser possível ver e não apenas ouvir a explicação do que acontece com os circuitos quando alguns parâmetros ou sinais de controlo são alterados, pelo que, conclui-se que o multisim seja uma ferramenta didáctica ideal para auxiliar o estudo de circuitos sequenciais-contadores.

Palavras-chave: Electrónica Digital e Computadores, Circuitos sequenciais-contadores, Simuladores, Multisim.