Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA FACULDADE DE VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE NA CIDADE DE MAPUTO
Armando Mateus Moiana, Armando Mateus Moiana, Iolanda Cavaleiro Tinga, Ramos Jorge Tséu

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


Objectivos: A pesquisa teve objectivo de avaliar os hábitos alimentares de estudantes universitários, tendo como maior enfoque, aspectos socioeconómicos, alimentação saudável, consumo alimentar e influências alimentares. Metodologia: A pesquisa foi transversal, descritiva e quantitativa. Usou-se amostragem por conveniência e plicou-se um questionário online. Os dados do perfil socioeconómico e influências alimentares foram comparados com estudos similares realizados e com a literatura consultada, quanto o conhecimento da alimentação saudável e consumo alimentar, comparou-se e classificou-se de acordo com guia alimentar. Usou-se estatística descritiva simples. Resultados: Participaram na pesquisa 48 estudantes, maioritariamente do sexo masculino (54%), solteiro (96%), não bolseiro (87%) de renda familiar abaixo de salário mínimo (56%), com conhecimento da alimentação saudável (69%), todavia não realizam refeições adequadamente. A maioria de estudantes (96%) têm hábito de realizar actividades extras no período de tomada de refeições, não lê a informação nutricional presente no rótulo de alimentos antes de comprá-los (71%) e não praticam actividade física adequadamente (92%). A maioria de estudantes não adiciona mais sal, após terem servido refeições na mesa (52%) e não consomem bebidas alcoólicas (60%). Aspectos socioeconómicos, qualidade higiénico-sanitária, cultura e religião são determinantes para escolhas alimentares e com a entrada na universidade houve mudança na alimentação de estudantes pois que passaram a tomar refeições na cantina e no refeitório da faculdade. Conclusão: Os hábitos alimentares dos estudantes foram inadequados, mas, após a conclusão de curso gostariam de melhorar a sua alimentação com o aumento da renda familiar.

Palavras-chave: Hábitos alimentares, estudantes universitários, Alimentação saudável, Consumo alimentar e Influências alimentar.