Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
VANTAGENS DO “OPEN-HARDWARE” COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DE MOÇAMBIQUE
Gorka Solana Arteche, Manel Grifoll, Ramón Farré

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Um dos grandes pilares do desenvolvimento de um pais é o produzir localmente o seu próprio equipamento tecnológico. Isto, garante a manutenção e sustentabilidade dos mesmos e diminui os custos de aquisição, tal e como contempla o noveno objetivo estratégico da segunda prioridade do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.

Segundo a Open Source Hardware Association, o “Open Hardware” (OH) é um dispositivo ou outro objetos físico, cujo projeto foi disponibilizado ao público de modo que qualquer um pode construir, modificar, distribuir e os utilizar.

Com este trabalho, os autores pretendem mostrar as vantagens e benefícios de utilizar componentes OH para desenvolver equipamento cientifico e médico. Para isto vai se proceder ao estudo de caso de dois projetos de pesquisa e extensão que a Faculdade de Engenharia e Tecnologias da Universidade Save, Extensão Maxixe esta a desenvolver, um em parceria com o Laboratório de Engenharia Marítima da Universidade Politécnica de Catalunya e outro com a Unidade de Bioengenharia da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona.

Na base no microprocessador Arduino e diversos sensores OH, desenvolveu-se um mareografo para medir a variação do nível das marés e três boias de deriva para traçar as correntes superficiais na baía de Inhambane (IB) em tempo real. Os dados de estes dispositivos suportam uma publicação cientifica sobre a hidrodinâmica da baía e tem se presentado em diversos congressos internacionais. Por outro lado, na base de diversos componentes comerciais, desenvolveu-se um protótipo de suporte respiratório de pressão continua positiva de ar (CPAP) pediátrico, publicado em dois prestigiosos jornais internacionais, e já esta a se trabalhar no seguente fase do projecto para producir localmente uma pré-serie de 15 unidades.

As vantagens percebidas foram notáveis, destacando a redução do orçamento para a aquisição dos mesmos e a criação de capacidades para desenvolver outros dispositivos.

 

Palavras-chave: Open-hardware, CPAP