Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO IMPACTO DA ESTRATÉGIA AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MOÇAMBIQUE
Tânia Do Rosário Nhantumbo

Última alteração: 2021-07-17

Resumo


Com a emergência do conceito de Desenvolvimento Sustentável, emergiu também a necessidade de compreensão global de um crescimento económico equilibrado (De Almeida, 2010). Esta visão, levou Moçambique a adoptar políticas públicas ambientais, com o objectivo principal de promover um crescimento inclusivo e sustentável.

Entretanto, não basta só adoptar políticas, é preciso garantir a  boa implementação, daí a necessidade de avaliação da sua implementação. Para Assis et al (2012), esta avaliação compreende o exame da relação entre a implementação e seus impactos e/ ou resultados, e, é sob esta perspectiva que se propõe o presente tema.

Para efeitos desta pesquisa foi seleccionada para análise a Estratégia Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável de Moçambique de 2007, pois acredita-se que esta constituí a base fundamental para a compreensão e análise das orientações políticas ambientais e desenvolvimento sustentável que tem conduzido o país nos últimos 13 anos.

O estudo teve uma delimitação temporal de 10 anos, entre 2007-2017. A escolha deste período, deveu-se ao facto já se terem passado os 10 anos estipulados para a vigência da estratégia e ter sido também neste período que o país registou um aumento progressivo no crescimento da indústria extractiva e consequentemente o aumento no PIB de pelo menos 10 % anualmente de acordo com os dados UNFPA (2017).