Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Factores determinantes na escolha de um curso no ensino superior: caso da Universidade Eduardo Mondlane
Elsa Maria Muxanga

Última alteração: 2021-07-04

Resumo


O alto índice de desemprego em Moçambique, a decisão sobre qual o melhor curso e instituição do ensino superior a cursar se torna cada vez mais frequente nos jovens que pretendem uma formação solida. Este estudo analisa os factores determinantes na escolha de um curso no ensino superior especificamente na Universidade Eduardo Mondlane. Os dados usados para este estudo são de natureza primária, foram obtidos a partir de um inquérito, onde foi aplicada a amostragem não probabilística por conveniência para se apurar as características sociodemográficas, ligadas ao perfil do estudante, bem como para apurar a percepção dos estudantes relativamente ao que os motiva a escolher um dado curso de frequência académica. Para análise de dados usou-se a análise factorial e regressão logística. Onde definiu-se o tamanho amostral usando a estimativa proporcional emparelhada (N= 384). Aplicou-se o valor crítico de 1,96 com margem de erro de 5% e com probabilidade correspondente a ter-se um estudante que acredite na influência de factores para o curso igual a 5% para ambos cursos igual a (p) e fracasso (1–p). Os resultados deste indicam que apenas o factor renome e qualidade da equipa de docência e de equipamento académico é que se apresentou significativo na explicação do estado de motivação na escolha do curso. Para além deste factor as variáveis sexo, idade, província de realização de exame, ano de frequência escolar e estado e a afectação da bolsa de estudo também explicaram o estado de motivação na escolha de curso. O estudo conclui que o ano de frequência escolar, renome e qualidade de docência são os que tiveram uma influência na motivação na escolha de curso de frequência académica na universidade Eduardo Mondlane.

 

Palavras- chave: Motivação; Frequência escolar, Ensino superior.