Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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Aulas experimentais no ensino de Física: Um olhar para escolas sem laboratório didáctico
Lucas Mário Paulo

Última alteração: 2021-08-05

Resumo


Este texto refere-se a uma pesquisa desenvolvida no 2º trimestre de 2018 na Escola Secundaria da Ponta-Gea Cidade da Beira. Trata-se de uma proposta de um kit de experiências para aprendizagem dos tópicos de electricidade na 10ª classe, elaborado com material alternativo. A mesma teve como objectivo mostrar aos professores uma metodologia de realizar experiências sem laboratórios didácticos e equipamentos sofisticados na escola. A metodologia usada é qualitativa e quanto aos meios trata-se de uma pesquisa de campo pois o autor trabalhou directamente com os intervenientes (professores e alunos), na colecção e organização dos materiais para a elaboração do kit. Quanto as técnicas foram usadas bibliográfica, de observação e experimentação.  A sua elaboração obedeceu duas fases: a primeira fase: fez-se um levantamento das experiências recomendadas no programa de Física da 10ª classe, na unidade I Corrente eléctrica e, por conseguinte, a colecção dos materiais necessários para a elaboração do kit (elaboração dos experimentos com os seus respectivos guiões de procedimento e execução), e a segunda e última fase foi de aplicação na sala de aula. É importante referir que a maior parte dos materiais usados neste kit foram reciclados e o custo total do kit foi de 2176,00 meticais outro aspecto importante a destacar é, o kit tem a capacidade de realizar mais de 13 experiências. Os resultados obtidos foram satisfatórios porque mostrou-se uma participação activa nos alunos e professores envolvidos durante a pesquisa. Para os alunos, importa referir que durante a manipulação dos instrumentos notou-se maior interacção, curiosidade e afirmaram que o ensino de Física seria fácil se a teoria fosse complementada com a prática. Aos professores, louvaram a iniciativa e destacaram as vantagens de kit como a portabilidade (transportável) e por ser elaborado pensando em situações em que não há energia eléctrica, a desvantagem destacada é o facto de envolver tópicos de uma unidade temática. Deste modo pode-se concluir que os professores perceberam que, o uso de experiências na sala de aula nem sempre requer a existência de laboratório na escola, algumas experiências podem sim, serem realizadas usando material alternativo.